Mundo

Nasa revela que asteroide pode atingir a Terra em 2032

Cientistas da NASA revelaram quais os locais mais prováveis para a queda do asteroide que tem 2,1% de chances de colidir com a Terra em 2032.

O asteroide 2024 YR4, recentemente descoberto, apresenta 2,1% de chance de colidir com a Terra no dia 22 de dezembro de 2032, conforme informações da Nasa. Embora a probabilidade seja baixa, o objeto tem gerado preocupação na comunidade científica, que segue monitorando de perto sua trajetória. Para auxiliar nas observações, em breve será utilizado o telescópio mais potente já enviado ao espaço.

O asteroide foi detectado pela primeira vez em 27 de dezembro de 2024, pelo telescópio Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System (Atlas), localizado no Observatório El Sauce, em Rio Hurtado, no Chile. Cientistas do Catalina Sky Survey Project, financiado pela Nasa, identificaram possíveis áreas de impacto. O “corredor de risco”, uma faixa estreita, abrange regiões que vão do norte da América do Sul até a África Subsaariana e a Ásia. Países como Índia, Paquistão, Bangladesh, Etiópia, Sudão, Nigéria, Venezuela, Colômbia e Equador estão entre os mais ameaçados.

A Nasa estima que o 2024 YR4 tenha tamanho semelhante ao da Estátua da Liberdade, nos Estados Unidos. Caso ocorra a colisão, os danos podem atingir até 19 quilômetros a partir do ponto de impacto.

Atualmente, o asteroide é classificado com o nível 3 na Escala de Torino, que avalia o risco de objetos espaciais. A escala vai de 0 a 10. Apesar disso, a situação levou a ONU a ativar, pela primeira vez, seu Protocolo de Segurança Planetária. As agências espaciais esperam que a probabilidade de impacto diminua para zero à medida que mais dados sejam obtidos. Além disso, busca-se por imagens de arquivo que possam ter registrado passagens anteriores do asteroide, contribuindo para os cálculos orbitais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo