BrasilDESTAQUEMundo

Presidente do IBGE apresenta mapa-múndi invertido à China ao lado de Dilma Rousseff

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou, nesta terça-feira (13), um novo modelo de mapa-múndi ao primeiro-ministro da China, Li Qiang.

A exibição aconteceu durante um encontro diplomático em Pequim e foi conduzida pelo presidente do IBGE, Marcio Pochmann, acompanhado da ex-presidente Dilma Rousseff, atual dirigente do banco dos Brics.

A proposta, que tem gerado discussões nas redes sociais, inverte a tradicional disposição dos pontos cardeais ao posicionar o hemisfério sul na parte superior do mapa e o Brasil no centro.

A iniciativa tem como objetivo estimular uma nova perspectiva sobre a geopolítica mundial, reposicionando o Sul Global como protagonista em um cenário historicamente dominado por visões eurocêntricas.

Em publicação na rede social X (antigo Twitter), Pochmann afirmou que o novo formato “contribui para divulgar a nova formato cartográfico do mundo em transformação amparado no inédito dinamismo econômico e protagonismo geopolítico, desconhecido pelo menos nos últimos 500 anos”.

A apresentação do mapa ocorre em um contexto de aproximação entre Brasil e China e de fortalecimento do papel dos Brics como alternativa à hegemonia das potências ocidentais.

Atual presidente do IBGE, Marcio Pochmann é economista, com doutorado pela Unicamp, e tem trajetória marcada pela atuação em temas como desenvolvimento econômico, justiça social e transformações no mundo do trabalho. Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu o comando do instituto em julho de 2023.

Ao longo de sua carreira, foi professor universitário, secretário municipal em São Paulo e presidente de instituições como o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação Perseu Abramo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo