Em vídeo divulgado pela campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa pede voto no petista já no primeiro turno e critica o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).
“Bolsonaro não é um homem sério para governar um país como o nosso. Não está à altura, não tem dignidade para ocupar um cargo dessa relevância”, declara. “É preciso votar já em Lula no primeiro turno para encerrar a eleição no próximo domingo”.
Apesar de ter sido indicado à Corte por Lula, Barbosa já foi criticado pelos petistas quando foi relator da ação penal do mensalão. Ele votou a favor da condenação de antigos caciques do partido, como o ex-ministro José Dirceu e o ex-deputado José Genoino.
Nos últimos anos, Barbosa chegou a se filiar ao PSB, e ensaiou se candidatar à presidência pelo partido em 2018. Em 2022, o ministro chegou a ser encorajado por amigos na política e no mercado financeiro para se candidatar, mas acabou não se movimentando.
Na última semana, o autor do impeachment de Dilma Rousseff, Miguel Reale Júnior, também gravou um vídeo em que pede voto no petista “para que o país não viva sobressaltos” e evite “ameaça de golpe”.
Ver essa foto no Instagram
#RevistaRecôncavo | Estadão conteúdo