Política

Inelegíveis, Bolsonaro e Marçal venceriam Lula em segundo turno, diz Atlas

Pesquisa também mostra um empate técnico entre o petista e Tarcísio de Freitas (Republicanos)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria derrotado em um eventual segundo turno contra Pablo Marçal (PRTB) e Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais de 2026. O levantamento da AtlasIntel foi divulgado nesta terça-feira (1º). A pesquisa também mostra um empate técnico entre o petista e Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Nos cenários simulados, os resultados foram os seguintes:

Pablo Marçal (PRTB): 51% x Lula: 46%
Jair Bolsonaro (PL): 48% x Lula: 46%
Tarcísio de Freitas (Republicanos): 47% x Lula: 46%
Ronaldo Caiado (União Brasil): 37% x Lula: 47%
Eduardo Leite (PSDB): 36% x Lula: 46%
Romeu Zema (Novo): 25% x Lula: 44%

Os percentuais restantes correspondem a votos em branco, nulo ou indecisos.

Apesar do bom desempenho na pesquisa, Marçal foi condenado à inelegibilidade por oito anos, em decisão da Justiça Federal em fevereiro, por abuso de poder econômico. O influenciador ainda pode recorrer da decisão.

Bolsonaro, também inelegível, superaria Lula por dois pontos percentuais. O resultado indica que a direita tem ao menos três nomes viáveis para 2026, com Bolsonaro, Marçal e Tarcísio aparecendo como opções competitivas.

A pesquisa foi realizada pela Latam Pulse, em parceria com a Bloomberg e o Instituto AtlasIntel, entre os dias 20 e 24 de março de 2025. O levantamento contou com 4.659 entrevistas feitas via formulários on-line distribuídos de forma aleatória. A margem de erro é de 1 ponto percentual, com intervalo de confiança de 95%.

Conteúdo: Bahia.ba

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo