Cruz das Almas: Embasa alerta para os riscos da abertura das tampas da rede de esgoto
Estas tampas devem ser abertas somente pela equipe da empresa com treinamento e com o uso de equipamentos de proteção especializados.
Diante das fortes chuvas que acontecem em Cruz das Almas, a Embasa alerta a população para os cuidados que devem ser mantidos para o uso correto da rede coletora de esgoto. A principal recomendação é evitar abrir as tampas das estruturas de inspeção da rede para o escoamento dos alagamentos provocados pelas chuvas. Estas tampas devem ser abertas somente pela equipe da empresa com treinamento e com o uso de equipamentos de proteção especializados.
A abertura da rede de esgoto para tentar escoar água de chuva acaba carreando todo tipo de resíduo, desde lixo, a areia, pedras, entulhos de construção, dentre outros. Isso prejudica as instalações da rede de esgoto provocando obstruções e, consequentemente, extravasamentos nas vias públicas e retorno para os imóveis.
“Sabemos que esse tipo de ação, de abrir as tampas do sistema de esgoto, acontecem com o intuito de escoar o alagamento em áreas onde não existe drenagem ou esse sistema é ineficiente. Essa prática tem sido recorrente e aconteceu, por exemplo, nas ruas 2 de Julho (Centro), Ivan Carneiro (Cooplan), Embrapa (Chapadinha), Jorge Curi (Vilarejo) e Via de Acesso Miradouro (Areal)”, afirma o gerente da Embasa em Cruz das Almas, José Luiz Filho.
Os técnicos da Embasa, segundo o gerente, identificaram e retiraram uma grande quantidade de areia, pedras e lixo que obstruíram a passagem do esgoto e causaram extravasamento em diversas ruas das áreas mais baixas que são afetadas por alagamentos.
“É fundamental que a população faça o uso correto da rede de esgoto, que são dimensionadas para receber somente o esgoto doméstico destinados pelos imóveis interligados à rede. Lixo e água de chuva devem ser direcionados para os sistemas próprios”, explica.
Assessoria de Comunicação da Embasa
Unidade de Comunicação Empresarial (PCE)