DESTAQUERecôncavoSanto Antônio de Jesus

Terceiro infectado com a varíola dos macacos na Bahia esteve em Santo Antônio de Jesus

A Secretaria de Saúde de Salvador (SMS) confirmou, nesta quarta-feira (20), o terceiro caso de varíola dos macacos na capital baiana. De acordo com o órgão, o paciente tem 31 anos e mora em Salvador. Os sintomas foram iniciados em 13 de julho deste ano.

Segundo informações da TV Bahia, ainda não se sabe onde o paciente contraiu a doença, mas ele esteve recentemente em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo, e Camaçari, na região metropolitana de Salvador. 

A SMS informou que o paciente apresentou febre de início súbito, dor lombar, erupção cutânea e dor de cabeça. Ele não precisou de hospitalização e segue em isolamento com boa evolução em domicílio.

Antes desse caso, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) já tinha confirmado dois casos da doença na capital baiana. Na tarde desta quarta, o órgão estadual ainda não confirma esse terceiro caso.

A Monkeypox se assemelha à varíola humana, que foi erradicada em 1980. Os principais sintomas da doença são febre, dores de cabeça, musculares e nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, geralmente dividida em dois períodos:

Invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa;Erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

#RevistaRecôncavo

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo