Polícia Civil em ação conjunta em Cruz das Almas apreende uma tonelada de espadas juninas e insumos para a sua produção
Embora não tenha havido prisão durante a operação, a área foi periciada pelo Departamento de Polícia Técnica e os materiais foram apreendidos para destruição e análise.

A Polícia Civil da Bahia (PCBA), por meio da Delegacia Territorial de Cruz das Almas e da 4ª COORPIN/SAJ, em ação conjunta com a Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC), o Departamento de Polícia Técnica (DPT), Ministério Público do Trabalho (MPT), Polícia Federal (PF) e Exército Brasileiro (EB), apreendeu aproximadamente uma tonelada de espadas juninas prontas para comercialização, além de diversos insumos para sua produção, como bambus, pólvora negra, sisal, nitrato de potássio, sulfato, enxofre, cinzéis, pilão, e uma espingarda artesanal.
A ação teve início a partir de investigações conduzidas pela Delegacia Territorial de Cruz das Almas, com o apoio da 4ª COORPIN/SAJ, que identificaram o uso indevido de uma área destinada à agricultura familiar. No local, um barraco improvisado estava sendo utilizado clandestinamente para a fabricação de espadas juninas, que seriam comercializadas e utilizadas durante o período do São João na cidade e região, em especial na tradicional “Guerra de Espadas”.
Embora não tenha havido prisão durante a operação, a área foi periciada pelo Departamento de Polícia Técnica e os materiais foram apreendidos para destruição e análise.
A Polícia Civil alerta que, apesar de ser uma prática cultural enraizada, o uso desses artefatos representa sérios riscos. Todos os anos, dezenas de pessoas sofrem queimaduras graves com o uso das espadas juninas, provocando a superlotação dos hospitais de Cruz das Almas e cidades vizinhas, especialmente no período do São João.
As investigações prosseguem com o objetivo de identificar os responsáveis pela fabricação e armazenamento do material, bem como apurar eventuais conexões com outras práticas criminosas na região.
FONTE: DT de Cruz das Almas/ 4ª COORPIN/ CFPC