As investigações acerca do golpe do pix dentro da RecordTV Itapoan, ganha mais um capítulo nesta terça-feira (14/03). Em sessão na Câmara de Vereadores de Salvador, o vereador Claúdio Tinoco (União Brasil) falou sobre o caso e pediu apuração com rigor e serenidade.
“Não vejo qualquer pessoa ser paciente com a notícia de possível desvio de R$ 800 mil, através de pix, que na verdade são doações de telespectadores para possíveis beneficiários É uma posição uníssona em Salvador, na Bahia, e já tomou repercussão nacional. Se trata de uma caridade que, se a gente perder, não sei mais o que será da sociedade”, relatou.
O vereador disse ainda que precisa de respostas para que a sociedade continue acreditando no ser humano. “Os veículos de imprensa atribuem ao ex-vereador (Marcell Moraes) de Salvador a afirmação de que há um envolvimento de um jornalista/editor chamado Marcelo Castro, da Rede Record. Não quero assumir essa verdade, mas é o que os memes e as redes sociais estão dizendo. É claro que já tem manifestação da Polícia Civil, da Rede Record, mas a gente tem que ter respostas para que a sociedade continue acreditando no ser humano.”
Hoje, depois de confirmar o caso e destacar que todos os envolvidos serão ouvidos, entre eles um repórter e um editor da emissora, além de um vendedor de milho que o Informe Baiano entrevistou com exclusividade e que também denuncia ter sido vítima, a Polícia Civil da Bahia detalhou de que forma o caso pode ser tipificado.
“Inicialmente, o caso está sendo apurado como estelionato por meio eletrônico. Uma vez comprovado o desvio dos valores, também será apurada a possibilidade da influência da ausência dos recursos para a inviabilidade do tratamento, o agravamento da doença, ou ainda a morte de uma criança, a qual uma das campanhas era direcionada”, afirma a Polícia Civil em nota.
A Delegacia de Repressão aos Crimes de Estelionato por Meio Eletrônico (DreofCiber) afirmou ao IB que identificou algumas possíveis vítimas e está notificando todos para prestarem depoimento acerca de uma fraude ocorrida por meio das arrecadações de doações para pessoas em estado de vulnerabilidade social.
Em entrevista ao site Informe Baiano, o advogado Marcus Rodrigues, que representa o repórter, disse que “Marcelo Castro nega todas acusações de forma precisa e veementemente”.
“Ele nega todas as acusações e estar disponível para prestar o seu depoimento, esclarecer a verdade. No momento que a autoridade policial achar interessante, ele estará disponível para o encontro da verdade dos fatos”, finaliza Marcus Rodrigues.
#RevistaRecôncavo | conteúdo Informe Baiano