DESTAQUEPolítica

Pesquisa: ACM Neto lidera todos os cenários; Jaques Wagner empata tecnicamente quando associado a Lula

A Record Bahia divulgou uma nova pesquisa Record/Real Time na manhã desta segunda-feira (29), para avaliar a intenção de votos para o governo do Estado. O ex-prefeito da capital baiana, ACM Neto (DEM), lidera em todos os cenários, seguido de Jaques Wagner (PT), João Roma (Republicanos) e Bernadete Souza (PSOL).

Os números variam, e a diferença entre Neto e Wagner vai de 13 pontos a um empate técnico, por dois pontos percentuais, quando se associam os pré-candidatos a govenadores a nomes de presidenciáveis.

ACM Neto ainda não tem um candidato à presidência da República definido. O União Brasil (DEM+PSL) trabalha para que possa lançar candidatura própria, porém rumores o coloca como possível palanque na Bahia para o ex-juiz Sergio Moro e o presidente Jair Bolsonaro – que viria de um entendimento com o ministro da Cidadania, João Roma, pré-candidato do presidente.

Jaques Wagner teve o seu nome atrelado ao governador Rui Costa (PT) e ao ex-presidente Lula – 1º e 2º colocados, respectivamente, entres os políticos mais populares da Bahia, segundo pesquisa do site Valor Econômico.

Confira os cenários

Primeiro cenário: pesquisa espontânea, cujos nomes não são apresentados aos entrevistados. Neto aparece com 23% das intenções de voto, seguido por Wagner com 11%, Costa (que já disputou a reeleição) com 8% e Roma com 2%. Os outros candidatos somaram 3%. Brancos e nulos ficaram em 14%, não souberam ou não quiseram opinar 39% dos entrevistados.

Segundo cenário: nomes postos. O ex-prefeito teve 43% das intenções de voto, Wagner aparece na 2ª colocação com 30%, Roma com 9% e Bernadete Souza (PSOL) com 3%. Brancos e nulos somaram 10% e os que não souberam ou não quiseram opinar 5%.

Terceiro cenário: estimulada, sem a candidatura de Roma. Neto obteve 45%, Jaques Wagner 30% e 3% Bernadete. Os brancos e nulos somaram 16%, 6% não souberam ou não quiseram opinar.

Quarto cenário: estimulada com o apoio dos presidenciáveis. ACM Neto, sem um candidato a presidente, aparece com 36%; Wagner, com o apoio do ex-presidente Lula, tem 34%. Com a margem de erro de três pontos, para mais ou para menos, o cenário é de empate técnico. João Roma, com Bolsonaro (sem partido), surge com 13% e Bernadete do PSOL atrelada a Guilherme Boulos (PSOL) com 3%.

2º turno

Em um eventual segundo turno, ACM Neto apresentou 46% das intenções de votos, contra 31% de Jaques Wagner. Para 16% votariam em brancos ou nulos e 7% não souberam ou não opinaram. Não tivemos acesso ou não houve levantamento estimulado associado a presidenciáveis para o segundo turno.

Ivan Cerqueira | Revista Recôncavo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo