Em um ato de bravura, um motorista de ônibus e três passageiros salvaram uma mulher que estava sendo ameaçada por um homem com um objeto cortante. O incidente ocorreu na manhã do dia 23 de outubro, por volta das 6h30, na Rua Dom Vilares, em Vila das Mercês, na Zona Sul de São Paulo.
O Incidente
Paulo Sousa, de 64 anos, motorista da linha 574J/10 Metrô Conceição – Vila Carrão, presenciou a cena enquanto dirigia seu ônibus. Ele notou um homem se aproximando de maneira suspeita de uma pedestre. “Era uma coisa bem estranha, até achei que era briga de casal no começo. Olhei bem e pensei: ‘tem coisa errada aí’”, disse Sousa.
O motorista decidiu parar o ônibus e perguntou à mulher se ela precisava de ajuda. A vítima, uma mulher de 39 anos, estava a caminho do trabalho quando foi abordada pelo suspeito. Ela pediu socorro ao motorista e aos passageiros do ônibus.
Ação Rápida
Sousa e três passageiros agiram rapidamente para ajudar a mulher. “Ela entrou em pânico e ficou paralisada. Não conseguia falar. Só depois que ela falou que era um estuprador”, conta Paulo. O suspeito fugiu do local antes que a polícia pudesse chegar.
O caso foi registrado como tentativa de estupro no 26°DP (Sacomã). As investigações estão em andamento para identificar e localizar o suspeito.
Câmera de Segurança
Uma câmera de segurança próxima ao local do incidente conseguiu capturar o momento em que a mulher foi abordada pelo homem. O vídeo mostra a mulher caminhando na calçada quando o homem a segura pela cintura. A vítima se assusta e deixa a bolsa cair. Em seguida, o motorista e dois passageiros desembarcam do ônibus e abordam os dois. A mulher consegue se afastar do suspeito e vai em direção ao grupo.
SPTrans
Em nota, a SPTrans informou que “repudia casos de assédio e violência contra a mulher dentro e fora dos ônibus municipais. Permanentemente, são feitas campanhas contra abuso nos ônibus”.
O motorista e os passageiros foram elogiados por sua rápida ação e coragem. “O motorista e outros passageiros conseguiram chegar até a vítima, e levá-la em segurança até o ônibus”, disse a SPTrans.
#RevistaRecôncavo