DESTAQUEPolítica

Lula se reúne com Zelensky em Nova York: “Caminhos da Paz”

A reunião ocorreu à margem da Assembleia Geral da ONU e marcou a primeira conversa bilateral presencial entre os dois líderes

O presidente brasileiro, Lula, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tiveram um encontro em Nova York, nesta quarta-feira (20). A reunião ocorreu à margem da Assembleia Geral da ONU e marcou a primeira conversa bilateral presencial entre os dois líderes.

Lula, que convidou Zelensky para o encontro, descreveu a conversa como produtiva. “Hoje me reuni em Nova York com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Tivemos uma boa conversa sobre a importância dos caminhos para construção da paz e de mantermos sempre o diálogo aberto entre nossos países”, escreveu Lula no Twitter.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, também estava presente e descreveu o encontro como “amigável”. Ele disse que os presidentes trocaram informações sobre seus respectivos países e discutiram a situação mundial atual.

Lula e Zelensky se reúnem presencialmente em Nova York nesta quarta-feira (20). — Foto: Ricardo Stuckert/ Presidência

Zelensky também compartilhou imagens do encontro em suas redes sociais e descreveu a reunião como “importante”. Ele confirmou que o representante brasileiro continuará participando das reuniões da Fórmula da Paz.

“Após a nossa discussão honesta e construtiva, instruímos as nossas equipas diplomáticas a trabalhar nos próximos passos nas nossas relações bilaterais e nos esforços de paz”, disse  Volodymyr Zelensky.

O chanceler ucraniano, Dmytro Kuleba, descreveu a reunião como um “encontro importante” e um “quebra de gelo”. Ele disse que a conversa foi calorosa e honesta, e que os presidentes agora entendem melhor as posições um do outro.

Ambos os líderes instruíram suas equipes diplomáticas a trabalhar nos próximos passos nas relações bilaterais e nos esforços de paz.

#RevistaRecôncavo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo