DESTAQUEPolítica

Gilmar Mendes determina afastamento imediato de Adolfo Menezes da presidência da Alba

Adolfo foi reeleito para o terceiro mantado consecutivo na presidência da Assembleia Legislativa da Bahia.

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes concedeu parcialmente, nesta segunda-feira (10), uma liminar que determina o afastamento de Adolfo Menezes (PSD) da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A decisão diz respeito à ação movida pelo deputado Hilton Coelho (Psol), que contesta a reeleição para um terceiro mandato consecutivo de Adolfo no cargo.

O plenário do STF já firmou como entendimento, em uma Ação direta de inconstitucionalidade (ADI), que a eleição de membros da Mesa Diretora das Casas Legislativas estaduais ou municipais não deve ultrapassar uma reeleição ou recondução consecutiva para o mesmo cargo. “A mim me parece que a reeleição sucessiva de Adolfo Menezes ao cargo de Presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia ao terceiro biênio consecutivo ofende o entendimento estabelecido no julgamento das ADIs 6688, 6698, 6714 e 7016, que assentaram a impossibilidade de reeleição ilimitada ao mesmo cargo da mesa diretora do Poder Legislativo”, alegou Gilmar Mendes em sua decisão.

Até o julgamento do mérito da ação, ele deve ficar fora do cargo. Assim, assume a primeira-vice-presidente, Ivana Bastos. Essa possibilidade do terceiro mandato de Adolfo ser barrado pela Justiça foi, inclusive, o que movimentou a escolha da chapa e fez o cargo de primeira-vice ser disputado além do habitual.

Adolfo foi reeleito na última segunda-feira (3), com 61 votos. Antes mesmo da votação, Hilton já havia pedido a impugnação da candidatura do colega, o que foi indeferido pelo pelo presidente da sessão. Posteriormente o parlamentar afirmou que o Psol acionaria o STF contra terceiro mandato de Adolfo na Alba. Conforme antecipado pelo Metro1, aliados de Adolfo Menezes, porém, apostam na demora de um julgamento definitivo na Corte.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo