
O ex-prefeito de Conceição do Almeida, no Recôncavo baiano, Adailton Campos Sobral, conhecido como Ito de Bêga, negou as acusações de desvio de verbas públicas, em um vídeo publicado nas redes sociais nesta sexta-feira (28). A manifestação ocorreu após o site Alô Juca divulgar que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a condenação do ex-gestor a 8 anos e 8 meses de prisão por fraudes em licitações e desvio de recursos do transporte escolar durante sua gestão (2009-2010).
Em sua defesa, Ito de Bêga atacou o site Alô Juca, classificando-o como “irresponsável” e acusando o repórter de “ladrão de Pix”. Ele negou ter sido condenado pelo STJ e desafiou o site a apresentar provas do julgamento. “Não tenho medo da justiça porque não devo à justiça”, afirmou o ex-prefeito.
De acordo com o site Alô Juca, a decisão do STJ é definitiva e não cabe recurso em instâncias inferiores. Além da pena de prisão, Ito de Bêga foi condenado a multa e teve seus direitos políticos suspensos por cinco anos. As irregularidades teriam ocorrido em duas licitações para contratação de veículos escolares com verbas do Fundeb, com indícios de simulação de concorrência, restrição de participação de empresas, cobrança abusiva de editais e contratos com sobrepreço e superfaturamento.
Ainda segundo o site, a defesa do ex-prefeito só poderá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) em relação a questões constitucionais, mas a condenação permanece válida na esfera infraconstitucional.
#RevistaRecôncavo