Collor passa por audiência de custódia online para definir local de prisão
Prisão de Collor foi determinada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes

O ex-presidente Fernando Collor de Mello foi preso nesta sexta-feira (25) e passará por audiência de custódia às 11h30, que ocorrerá por videoconferência, pois ele está em Maceió (AL). A audiência será conduzida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para avaliar a legalidade da prisão. Estarão presentes o preso, seu advogado de defesa, o juiz instrutor e um membro da Procuradoria-geral da República (PGR).
A prisão de Collor foi determinada após o ministro do STF, Alexandre de Moraes, rejeitar recursos da defesa contra a condenação do ex-presidente a 8 anos e 10 meses de prisão, em um desdobramento da Lava Jato. A decisão foi referendada em plenário virtual, mas Gilmar Mendes votou para que o caso fosse julgado no plenário físico da Corte. Mesmo com o pedido de destaque, a prisão segue mantida, sem data definida para julgamento.
A defesa de Collor afirmou que a prisão ocorreu enquanto ele se dirigia a Brasília para cumprir a decisão de Moraes de forma espontânea. O ex-presidente encontra-se custodiado na Superintendência da Polícia Federal em Maceió. Sua condenação, imposta em 2023, é decorrente de crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro relacionados a contratos da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras.
Por: Metro1