Caso Guilherme: críticas durante apresentação de TCC em faculdade de Salvador teria sido estopim para morte de jovem santoantoniense
Após ter sido encontrado morto em Salvador, cidade que residia e cursava direito pela Faculdade Baiana de Direito, o jovem santoantoniense Guilherme Santos de Andrade foi sepultado na sexta-feira (08), em Santo Antônio de Jesus sob muita comoção de familiares e amigos. Guilherme era filho da professora Neusa, que por muito tempo lecionou no Colégio Santo Antônio, onde o mesmo também estudou.
A perda prematura do jovem Guilherme Santos, aos seus 24 anos, segue repercutindo também nas redes sociais. Acadêmicos da mesma faculdade, discentes e mais profissionais da área tem “pedido justiça” pela morte do garoto.
Segundo informações de colegas de sala, Guilherme teria tirado sua própria vida durante a apresentação do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Durante a apresentação, uma professora teria feito duras críticas, desmerecendo, segundo informações, toda a carreira acadêmica do jovem.
Ainda não se sabe o teor das conversas, uma vez que a gravação não foi disponibilizada pela instituição. Mas as palavras teriam sido tão duras, que o estudante não suportou a pressão. Nas redes sociais os alunos relatam que, após ouvir as duras críticas, o aluno teria desligado a câmera e se atirado do prédio que residia, colocando fim a uma carreira brilhante até aqui. Descrito como inteligente, Guilherme já havia sido aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O nome da faculdade chegou a figurar entre os mais falados do Twitter em Salvador. Um dos pedidos dos amigos e familiares é de que a gravação do TCC, que foi apresentado on-line, seja disponibilizada na internet.
O Blog do Valente tentou contato com a Faculdade através dos contatos de telefone disponíveis em seu site, mas até o momento não obteve retorno.
No Instagram, a faculdade emitiu uma nota de pesar e solidariedade ao aluno e disponibilizou um número para apoio psicopedagógico por parte da instituição. Neste espaço, em mais de 300 comentários, alunos, professores e colegas comentaram repudiando a ação da faculdade.
“Não adianta ter excelência no ensino jurídico e ter um corpo docente desprovido de humanidade com os discentes, inconstitucionalissimamente a postura desta IES!”, “Palavras frias. Igual tratam os alunos. Ridículos”. diz algum dos comentários.
No Twitter, alunos duvidam que a faculdade venha tomar algum posicionamento.
Guilherme tinha 24 anos, é natural e estudou em Santo Antônio de Jesus, deixa um filho e muitos amigos.
O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Ligue 188