Cruz das AlmasDESTAQUERecôncavo

Cruz das Almas celebra as religiões de matriz africana com a 3ª Caminhada Adáhun

Aconteceu neste domingo, 23, a 3ª Caminhada Adáhun em Cruz das Almas, que percorreu a praça central e finalizou com o Xiré e celebração. A caminhada é uma idealização da Associação Cultural e Beneficente Jálêci, juntamente com a União dos Terreiros e Casas de Culto de Matriz Africana da cidade.

O intuito da caminhada é celebrar a Lei 14.519/23 e combater toda e qualquer prática de intolerância e/ou racismo religioso direcionados às culturas e tradições de matriz africana. A Lei instituiu a data 21 de março como o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblél, coincidindo com o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1966.

Para o Babalorixá Sandro, esta terceira edição é um reconhecimento da importância do candomblé da cidade de Cruz das Almas para a cultura brasileira e um compromisso com a preservação e promoção desta expressão cultural. É um passo importante para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, que valorize a diversidade cultural e promova a igualdade de direitos para todos.

#RevistaRecôncavo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo