
Parte do teto da Igreja São João de Deus, patrimônio histórico tombado pelo Iphan em Cachoeira (BA), desabou neste domingo (23). A Diocese de Cruz das Almas emitiu nota lamentando o ocorrido e informando que já havia alertado sobre riscos estruturais em abri de 2024.
O desabamento ocorreu enquanto o templo estava fechado para visitação, há seis meses, devido a problemas na estrutura. A Defesa Civil confirmou que não houve vítimas e realizou uma vistoria no local na manhã desta segunda-feira (24), solicitando uma inspeção detalhada do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Em nota oficial, a Diocese de Cruz das Almas destacou que, em abril de 2024, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, por meio do administrador paroquial Padre Antonio Carlos Lucas da Trindade, notificou a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira — responsável pela igreja — sobre a necessidade de intervenções urgentes.
Na ocasião, as celebrações semanais foram suspensas, e recomendaram o fechamento total do espaço, além da retirada de imagens sacras para preservação. O documento foi encaminhado também ao Iphan, à Câmara de Vereadores e à Cúria Diocesana.
Dom Antonio Tourinho Neto, bispo diocesano, afirmou esperar que “os órgãos competentes tomem as providências necessárias para preservar este bem histórico e garantir a segurança das pessoas”. A Igreja São João de Deus integra o patrimônio cultural protegido pelo Iphan desde seu tombamento. Autoridades locais e federais devem avaliar os próximos passos para recuperação do espaço, que permanece interditado.
#RevistaRecôncavo