O coordenador de Operações Especiais da Polícia Civil da Bahia, Douglas Pithon, compartilhou nas redes sociais um reencontro emocionante com William da Silva Ribeiro, vulgo “Boquinha”. Ex-traficante, ele agora realiza trabalho social na comunidade da ‘Polêmica’ e é conhecido agora pelo apelido de ‘Rasta’.
Ver essa foto no Instagram
No sábado, 19, Pithon postou o vídeo ao lado de ‘Rasta’, destacando a transformação do ex-criminoso. Ele foi preso em 2018, pelo policial, durante uma operação da CORE, mas hoje se dedica a projetos sociais na mesma comunidade onde antes atuava no tráfico de drogas.
Douglas Pithon utilizou suas redes sociais para relatar o reencontro, enfatizando a importância da recuperação e reintegração social. Em sua publicação, Pithon escreveu: “Essa é a polícia que alguns tentam criminalizar, desqualificar e rotular como assassina. Isso é a vida real, mais uma história vivida nos meandros tortuosos da guerra. Deus é infalível, e o bem sempre irá prevalecer, hoje eu vibrei e me surpreendi com esse relato”.
Ver essa foto no Instagram
Neste domingo, 20, Pithon fez uma nova publicação com mais detalhes, citando a música “Vida Loka”, dos Racionais MC’s para contextualizar a situação: “Só pode falar de guerra, quem vive a guerra!… Mas a guerra também nos surpreende para o bem, nos mostra que Deus é realmente infalível, e parafraseando os Racionais, nos faz acreditar que ‘até no lixão nasce flor’.”.
Pithon relatou que, ao passar pelas ruas da ‘Polêmica’, foi abordado por ‘Rasta’, que emocionado, agradeceu e pediu para tirar uma foto. “Ontem eu vibrei, me emocionei, e tive o maior reconhecimento que um policial pode ter, algo que supera medalhas ou honrarias”, escreveu Pithon.
Ver essa foto no Instagram
William foi preso após uma denúncia anônima. Na época, ele era o chefe de uma quadrilha envolvida em tráfico de drogas, homicídios e assaltos a bancos. Sua prisão foi parte de uma mega operação policial na Bahia e no Rio de Janeiro.
#RevistaRecôncavo | Ivan Cerqueira