Forró é reconhecido como manifestação cultural nacional pelo Congresso
Projeto de lei foi apresentado por deputado baiano; medo de que o ritmo seja suprimido atinge forrozeiros
O Senado Federal reconheceu o forró como manifestação cultural nacional. O projeto de lei, apresentado pelo deputado baiano Zé Neto (PT),segue para sanção do presidente Lula (PT).
Se o texto for aprovado, a expressão artística, que é símbolo do nordeste, se junta a outras manifestações culturais reconhecidas pela legislação brasileira como expressões autênticas da cultura do país, como é o caso das escolas de samba, das festas juninas e da música gospel.
Nos últimos anos, o forró passou a enfrentar o desafio de competir no São João com diversos outros ritmos, com destaque para o sertanejo. O medo de que o ritmo seja suprimido atinge forrozeiros que já lidam com a sazonalidade imposta ao forró, o qual repercute somente nos meses de junho e julho.
Luiz Gonzaga, conhecido popularmente como Gonzagão, o rei do baião, foi um dos primeiros a popularizar o forró, nos anos 1940 ao lado de Carmélia Alves. Na justificativa de apresentação da proposta, Zé Neto afirmou que o forró é uma forma de “levar alegria da cultura nordestina a todo o país”.
Por: Metro1