Uma obra na Praia do Futuro, em Fortaleza, pode derrubar a internet na Bahia e no restante do Brasil. Tudo porque o Governo do Ceará planeja construir a maior usina de dessalinização de água do mar do país no local.
A construção da usina visa aumentar em 12% a oferta de água na Grande Fortaleza. A empresa vencedora da parceria público-privada investirá R$ 520 milhões na planta, além de R$ 2,5 bilhões para manutenção e operação por 30 anos. A obra tem previsão de início para 2024 e pode começar a operar em 2026.
A capital concentra quase 100% do tráfego da internet do Brasil. Lá, inclusive, é o segundo maior hub de sistemas ópticos submarinos do mundo. Empresas de telecomunicação estão preocupadas sobre os possíveis impactos da usina nos cabos submarinos ancorados na praia.
Fortaleza é a cidade brasileira que recebe cabos de fibra ótica que garantem uma conexão rápida à internet diretamente da Europa. Caso os cabos se rompam, o país inteiro corre um grande risco de ficar com internet fora do ar ou bastante lenta.
Os cabos submarinos são essenciais para a transmissão de dados de telefone ou internet. Eles são colocados no relevo oceânico, entre estações terrestres, para transmitir sinais de telecomunicações através de trechos de mar.
(BNews)