A Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA), em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), lançou hoje a Caravana de Educação em Direitos Para os Povos de Terreiro. O evento, que acontece no Cineteatro Cachoeirano, tem como objetivo proporcionar formação, qualificação e levar informações sobre os direitos dos povos de terreiro, combatendo o racismo religioso e todas as formas de discriminação, violência e intolerância.
A defensora Vanessa Nunes ressaltou a importância de informar quais são os serviços destinados a essa comunidade como forma de gerar um vínculo maior dos povos de terreiro com as unidades da Defensoria. “Vamos falar sobre regularização fundiária, imunidade tributária, direitos específicos da saúde, da educação, sobre aposentadoria, entre outros”, diz a defensora.
A Caravana irá percorrer todos os Territórios de Identidade da Bahia. “Nós vamos fazer essa primeira edição em Cachoeira, mas teremos muitas outras cidades para visitarmos como Brumado, Jequié e Vitória da Conquista”, completa a defensora.
O município de Cachoeira foi escolhido para lançar a Caravana no Recôncavo por ser símbolo de luta da Independência da Bahia, onde a cultura de Matriz Africana e a religiosidade são pontos marcantes.
A titular da Sepromi, Ângela Guimarães, destaca que o evento tem um papel fundamental no reconhecimento do legado das religiões de matriz africana e no combate aos constantes ataques vivenciados pelos povos de terreiro. “Vamos oferecer informações para que eles possam acessar as instâncias de poder e façam valer os seus direitos”, afirma a secretária.
#RevistaRecôncavo