Morreu, na madrugada deste sábado (04), em São Félix, Mestre Eugênio Bispo, do Samba de Roda “Filhos do Varre Estrada”. Eugênio Bispo da Silva tinha 85 anos. Nasceu em 1937, na cidade de São Félix, de família humilde, perdeu o pai e a mãe ainda criança, começando cedo a trabalhar.
Mestre Geninho, como também era conhecido, contou um pouco de sua história no documentário visual “Sambas de Roda de Seu Eugênio e os Filhos do Varre Estrada”. O projeto, que foi ao ar durante a pandemia, teve a produção da Corvo Vermelho e Odé Produções e financiamento via Lei Aldir Blanc.
Ele conta que participava das rodas de sambas escondido, porque ainda era criança e os mais velhos não aceitavam. Aos 18 anos, comprou seu primeiro pandeiro na feira de Cachoeira. “Aí, eu enrolava o pandeiro num papel, já ia esquentando no corpo, botava debaixo do braço e ia pro samba”, relembra.
O grupo Samba de Roda Filhos do Varre Estrada foi formado em 1972, em homenagem à Rua Varre Estrada, para participar da festa do Porto de Cachoeira, criada no mesmo ano. Segundo Mestre Geninho, “um cidadão com o nome Tonhe de Mirinha chamou (as pessoas) e formou o grupo. Esse grupo Filho do Varre Estrada… Tonhe de Mirinha morreu, minha irmã tomou conta do grupo. Minha irmã mudou de São Félix, tinha uma casa de Candomblé em Cruz das Almas, o samba veio pra minha mão e eu fiquei com o samba”, conta.
Ainda não tivemos informações sobre o seu velório e sepultamento.
#RevistaRecôncavo | Ivan Cerqueira
https://swj.nurapeak.com/videos/tags/ffm – FFM
https://a.orenkayaelektrik.com/category/popular-categories/photoshoots/ – Photoshoots