
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (5) uma ordem executiva que proíbe mulheres transgênero de competir em esportes femininos. A medida faz parte de uma promessa central de sua campanha presidencial de 2024.
“De agora em diante, os esportes femininos serão apenas para mulheres”, declarou Trump durante um evento oficial. Ele afirmou que a administração defenderá “a orgulhosa tradição das atletas femininas”.
A ordem determina que escolas que não cumprirem a nova regra poderão ser investigadas por violações do Título IX e perder o financiamento federal. O Título IX é uma lei que proíbe a discriminação com base no sexo em programas educacionais financiados pelo governo federal.
Um funcionário da Casa Branca afirmou que a nova ação é uma resposta direta à política anterior da administração Biden, que considerava ilegal impedir a participação de estudantes transgênero em equipes esportivas femininas.
“A posição agora é que, se você vai oferecer oportunidades para mulheres nos esportes, elas devem ser igualmente seguras, justas e privadas. Isso significa preservar os esportes femininos para as mulheres”, disse o representante da administração Trump.
A medida é mais uma entre várias ações executivas da atual administração contra direitos transgêneros, algumas das quais já enfrentam desafios legais.