Após reportagem do Jornal Folha de São Paulo, divulgada nesta sexta-feira (02), informando que até o dia 19 de junho 1.532 municípios brasileiros aplicaram doses vencidas da vencida AstraZeneca, segundo dados do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) divulgou nota negando que o fato tenha ocorrido na Bahia.
A aplicação das doses ocorreu dentro do prazo de validade. “Conforme explica a superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), Rívia Barros, os imunizantes foram aplicados no prazo de validade, mas a notificação, ou seja, o registo no sistema do Ministério da Saúde ocorreu depois da data de vencimento da vacina”, diz a nota.
Na reportagem da Folha, Salvador aparece como a quinta cidade, no Brasil, que mais aplicou as doses vencidas do imunizante, com 824. Outros 83 municípios baianos entraram na lista, somando 393 doses.
Nota SESAB
“A Secretaria da Saúde do Estado esclarece que não houve aplicação de doses de vacina contra Covid-19 com data de validade vencida em Salvador e outros municípios, a exemplo de Juazeiro, como está sendo erroneamente divulgado.
Conforme explica a superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), Rívia Barros, os imunizantes foram aplicados no prazo de validade, mas a notificação, ou seja, o registo no sistema do Ministério da Saúde ocorreu depois da data de vencimento da vacina.
A Sesab acrescenta que pode também ter acontecido um erro de digitação no sistema do Ministério da Saúde.”
Ivan Cerqueira | Revista Recôncavo
https://3885hd3.com/genres/thriller/ – Thriller