BahiaDESTAQUE

Salvador recebe o maior avião de carga do mundo: Antonov An-124 Ruslan; assista

Na última segunda-feira (31), Salvador recebeu o Antonov An-124 Ruslan, atualmente considerado o maior avião de carga do mundo. Com 69 metros de comprimento e capacidade para cerca de 150 toneladas de carga, a aeronave chegou de Greer, na Carolina do Sul (EUA), mas não teve a carga a bordo informada publicamente.

Nesta terça-feira (1), segundo a Anac, o avião vai decolar para Leipzig, na Alemanha, onde fica a principal base operacional da Antonov Airlines. A partida de Salvador está prevista para 20h. O espaço aéreo ucraniano (seu país de origem) está fechado por causa da guerra.

O Antonov An-124 Ruslan voltou a operar após vários meses em hiatos e passou a ser o maior avião comercial após a destruição do An-225 durante a guerra na Ucrânia.

Curiosidades sobre o Antonov An-124 Ruslan

O cargueiro tem origem soviética e foi fabricado pela Antonov Design Bureau, na Ucrânia, há 40 anos, em 1982. Por seis anos, o Ruslan foi o maior avião do mundo, até que em 1988 a empresa construiu o Mryia, que ocupou o “cargo”. Em 2022, o Mryia foi queimado na guerra.

O nome oficial da aeronave Antonov é Ruslan, em homenagem a um herói dos povos russo e soviético. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) deu ao avião o codinome Condor. No Brasil, entusiastas da aviação o chamam de “Toninho”.

O Antonov An-124 Ruslan tem 69 metros de comprimento – a mesma medição do lado menor de um campo de futebol, onde ficam as traves. De altura, o avião tem cerca de 21 metros de altura, o que equivale a um prédio de seis andares. A envergadura, que é o comprimento de uma asa à outra é de 73 metros.

A aeronave tem três trens de pouso e 24 rodas, para suportar o próprio peso e a capacidade de transporte.

O Antonov Ruslan não pode pousar em qualquer aeroporto, porque para decolar necessita de uma “pista de código 4”, que é o nome dado às vias com mais de 1.800 metros. A pista de Salvador tem 3.003 metros. Apesar disso, é necessário apenas mil metros de pista para pousar, o que os aviadores classificam como “pouca pista”. Falando em capacidade, o cargueiro consegue transportar até 150 toneladas, o peso médio de 10 ônibus básicos. Apesar disso, o recorde já transportado foi de 135 toneladas, em 1993, quando o Antonov Ruslan levou um gerador elétrico da Siemens da Alemanha para a Índia.

Hoje o avião transporta todo tipo de carga, principalmente maquinários e produtos de mineração. No entanto, o Antonov Ruslan foi fabricado para o transporte de tanques, tropas e lançadores de mísseis, entre outros materiais militares.

#RevistaRecôncavo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo