DESTAQUERecôncavo

Primeira-dama Tatiana Velloso destaca importância da UFRB para mulheres, negros e quilombolas

A primeira-dama Tatiana Velloso, professora e ex-pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), concedeu uma entrevista exclusiva ao Blog do Valente, abordando a instituição da religião para a região. Durante uma conversa, Tatiana destacou o papel desempenhado pela UFRB ao longo das décadas, mencionando a expansão do ensino superior federal no estado, principalmente fora da capital.

Ela explicou que a luta pelo reconhecimento do Recôncavo foi uma batalha da população local, com o objetivo de ampliar a rede federal de ensino superior. No entanto, nos últimos seis anos, a UFRB enfrentou dificuldades devido à falta de investimentos e cortes de recursos, afetando os campi em Feira de Santana e Santo Amaro.

“Essa foi uma luta do Recôncavo, da população do Recôncavo, a ampliação da rede federal com a implantação e expansão do ensino superior. Nestes últimos 6 anos nós tivemos muitas dificuldades”, disse.

Tatiana destacou a importância da UFRB para a comunidade, enfatizando que cerca de 85% dos estudantes são autodeclarados negros, com presença significativa de mulheres e comunidades quilombolas. Além disso, enfatizou a responsabilidade da instituição em garantir o acesso, a permanência e o desenvolvimento desses estudantes por meio de ações afirmativas.

“A UFRB tem uma característica importante, porque tem uma excelência acadêmica, ela implicação com o desenvolvimento territorial. Hoje nós temos na UFRB uma comunidade que prevalece, quase 85% dos nossos estudantes são autodeclarados negros, prevalece as mulheres, as comunidades quilombolas muito presentes em nossos cursos”, ressaltou.

Quanto aos novos centros, como Valença e Nazaré das Farinhas, Tatiana explicou que o projeto original anterior via sua implantação, mas falta de investimentos do Governo Federal dificultou o processo.

“Como você faz implantação sem investimento do Governo Federal? Porque nós da Universidade Federal do recôncavo precisamos não só de investimento na estrutura, mas de corpo docente, de técnicos administrativos, de políticas de permanência”, explicou.

Ela destacou a necessidade não apenas de infraestrutura, mas também de corpo docente, técnicos administrativos e políticas de permanência para a consolidação desses novos campi.

Ao final da entrevista, Tatiana mencionou que a UFRB desempenha um papel importante no desenvolvimento territorial do Recôncavo, proporcionando acesso ao ensino superior para uma população historicamente excluída. Ela ressaltou que, apesar dos desafios enfrentados, a UFRB continua cumprindo seu papel como uma das principais políticas públicas da região nos últimos 50 anos.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo