Cruz das AlmasDESTAQUERecôncavo

Nova Reitora da UFRB, Georgina Gonçalves, assume cargo em cerimônia com a presença do governador Jerônimo Rodrigues

Fábio Josué, ex-reitor, tomou posse como vice-reitor

Na tarde desta quinta-feira, 14, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou uma cerimônia de transmissão de cargo no Auditório da Biblioteca Central do Campus Cruz das Almas. A professora doutora Georgina Gonçalves dos Santos assumiu o cargo de reitora, enquanto o professor doutor Fábio Josué dos Santos, ex-reitor, tomou posse como vice-reitor.

A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais, além de convidados, representantes de outras instituições e familiares dos empossados. O governador Jerônimo Rodrigues também esteve presente para prestigiar a transmissão de cargo.

Foto: ErriVance

Georgina Gonçalves dos Santos é doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Paris, na França, e professora dos Programas de Pós-graduação de Ensinos Interdisciplinares sobre universidades, da Ufba, e de Políticas Sociais e Território, da UFRB. Ela foi nomeada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva em agosto deste ano para comandar a instituição durante o quadriênio 2023-2027.

Durante a cerimônia, o governador destacou a parceria da UFRB com o Estado da Bahia. “Minha presença aqui é para trazer um abraço do povo baiano à democracia brasileira, à UFRB, à professora Georgina e ao professor Fábio e, naturalmente, o sinal de que temos todo o interesse de continuar tendo a UFRB como parceira do Estado, na formação profissional e na construção de políticas públicas. O Recôncavo e a Bahia se desenvolveram bastante com a UFRB, que tem uma marca forte de inclusão dos povos tradicionais, quilombolas, do povo preto desse estado e de outros estados que vêm estudar aqui”, afirmou Jerônimo.

Foto: ErriVance

A nova reitora expressou seu compromisso com o povo da Bahia e com o povo brasileiro. “Esse é um momento de esperança, de concretização de desejos da comunidade e de muitos desafios. E o primeiro deles é confirmar o nosso compromisso com o povo da Bahia e com o povo brasileiro. Compromisso de enfrentamento às desigualdades, à injustiça social, a toda a forma de preconceito. A nossa disposição é produzir e preservar conhecimento, construir, transformar e reproduzir o conhecimento, e temos a certeza e alegria de saber que o projeto do Governo do Estado se identifica com o projeto da UFRB”, ressaltou Georgina Gonçalves.

A UFRB foi criada em 2005 e atualmente oferece 61 cursos de graduação e 40 de pós-graduação para quase 16 mil estudantes espalhados por campus instalados nas cidades de Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus e São Félix.

#RevistaRecôncavo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo