O artista plástico, poeta, músico e desenhista Jayme ‘Figura’ morreu neste domingo (26), em Salvador. Natural de Cruz das Almas, ele tinha 64 anos e a causa de sua morte ainda é desconhecida.
‘Figura’ era conhecido por sua personalidade enigmática, frequentemente visto no Pelourinho usando uma máscara e mantendo sua identidade em segredo, o que despertava a curiosidade do público.
Segundo o artista plástico Leonel Mattos para o portal Informe Baiano, parceiro do site Revista Recôncavo, Jayme teria passado mal há três dias e foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Após ser liberado, ele voltou a passar mal e infelizmente não resistiu.
Os dois artistas estavam trabalhando juntos em uma exposição planejada para 2024, no estado de São Paulo. No ateliê de Leonel, Jayme criou obras inéditas.
Jayme nasceu em Cruz das Almas, no Recôncavo baiano, e mudou-se para Salvador com sua família quando tinha apenas cinco anos. Ele era autodidata e começou a criar seus próprios brinquedos usando latas e madeira. Seu ateliê, conhecido como “Sarcófago”, está localizado na Ladeira do Carmo, no Pelourinho. O espaço tem um formato labiríntico e é decorado com obras feitas de ferro, gesso, cimento, madeira, além de pinturas em acrílica sobre telas, panos decorativos e artes em computação gráfica.
#RevistaRecôncavo