O município de Muritiba virou destaque no noticiário estadual nos últimos dias. Não pela tradicional Festa do Bonfim – que acontece neste período – mas pelas denúncias graves apresentadas pela vereadora Perla da Conceição Santana Ferreira (AVANTE) contra o Executivo Municipal.
As informações apresentadas por Perla de Tabaréu, como é conhecida a parlamentar na cidade, teria levado o prefeito Danilo de Babão (PSD) a trocar a secretária de Administração, Maria Augusta Pereira. Na vaga foi nomeada Brunelli Gil Menezes, filha do articulador político, Adernoel Menezes.
De acordo com uma das denúncias enviadas a nossa redação e divulgadas também pelo Jornal A TARDE, sobre os cargos de servidores fantasmas na gestão, a namorada do prefeito seria uma das beneficiadas e estaria nomeada como nutricionista no município, com carga horária de 40 horas, sem atuação efetiva, ou seja, sem trabalhar. Ainda de acordo com a denúncia, a mesma teria contrato também com carga de 40 horas na Prefeitura de Sapeaçu, também no Recôncavo Baiano.
Na lista de denúncias apresentada pela parlamentar constam também:
- Caseiro do prefeito recebendo em folha (município);
- Dono de empresa de designer de interiores, responsável por reforma na casa do gestor municipal, também recebe em folha (município);
- Parentes do prefeito empossados em cargos sem trabalhar;
- Cabo eleitoral do prefeito que atua na Secretaria de Agricultura e recebe salário de professor;
- Técnico de enfermagem, estudante de medicina, que mora fora do município. Teve salário preservado por causa da amizade com a ex-secretária de Saúde;
- Irmão do presidente da Câmara, dono de um restaurante e recebe salário de vigilante. Não presta qualquer serviço para a Prefeitura;
- Marido da secretária de Educação, recebe em folha, dono de empresa de comércio de peças de moto e jamais trabalhou em qualquer área da prefeitura;
- Proprietário de um bar, que é considerado como mais famoso de Muritiba, ocupa vaga de secretário escolar sem jamais ter trabalhado na função.
A vereadora denuncia ainda que os sogros de uma parente do prefeito entraram na folha do município para custear o casamento do filho. Ainda de acordo com a vereadora, a sogra de um servidor, que inclusive mora em outra cidade, é conivente com todo o esquema, já que seria a responsável por assinar as contratações.
Segundo o gabinete da vereadora, todas as denúncias foram pautadas em documentos e dados disponíveis no próprio site do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Situação na Câmara de Vereadores: “Me sinto tranquila”
Na sessão da última terça-feira (07), na Casa Legislativa, um pedido de cassação do mandato da vereadora foi protocolado e lido em plenário pelo presidente da Câmara, Glauber Reis.
Em trecho de sua fala, que foi gravado e compartilhado por Perla nas redes sociais, o presidente alega quebra de decoro parlamentar por parte da vereadora, ao dizer que “o seu procedimento revela uma conduta criminosa”. Devido a exposição feita com os servidores fantasmas.
O pedido de cassação do mandato de Perla foi aceito por todos os vereadores da base governista, que ocupa 10 cadeiras, das 11 no Parlamento. Única representante feminina, a vereadora também é a única ocupante da bancada de oposição ao Executivo Municipal. Antes formada por quatro edis.
Entramos em contato com a vereadora, que não esconde sua decepção com os colegas de Vereança. “Me sinto tranquila. Indignada com os vereadores, mas forte pelo apoio que a população vem me dando”, destacou.
A parlamentar tem o prazo de 90 dias para apresentar sua defesa.
Tentamos contato com o prefeito Danilo de Babão, mas não tivemos êxito. Pelas redes sociais, notamos que o gestor participava de atividades durante a tarde e a noite, referentes à Festa do Bonfim. O espaço segue aberto para suas colocações.
#RevistaRecôncavo