CulturaDESTAQUE

Morre Terence Wilson “Astro” um dos fundadores e vocalista da banda de reggae UB40

O vocalista britânico e membro fundador do UB40 Terence Wilson, mais conhecido por seu nome artístico Astro, morreu aos 64 anos.

Astro, que tocou na banda pop de reggae por mais de 30 anos, morreu após uma curta doença, confirmou sua banda atual.

“Estamos absolutamente arrasados ​​e com o coração partido”, disse um comunicado na conta de Ali Campbell e Astro no Twitter.

“O mundo nunca mais será o mesmo sem ele.”

Astro deixou o UB40 em 2013 e se apresentou com o grupo separatista UB40 com Ali Campbell e Astro, que havia feito alguns shows este ano e deveria sair em turnê em 2022.

A banda original surgiu no início dos anos 1980 com sua abordagem única do reggae britânico e encontrou a fama com sucessos como Red Red Wine e Can’t Help Falling In Love.

O grupo com sede em Birmingham – batizado em homenagem ao formulário de seguro-desemprego do então governo – vendeu mais de 70 milhões de discos e teve três sucessos número um no Reino Unido.

Membros do UB40 Ali Campbell, Astro, Mickey Virtue, Jimmy Brown, Robin Campbell, Earl Falconer e Norman Hassan em 1988

Um comunicado da atual formação do UB40 no Twitter dizia: “RIP Astro.

“Ouvimos esta noite, a triste notícia de que o ex-integrante do UB40, Terence Wilson, mais conhecido como Astro, faleceu após uma curta enfermidade. Nossas sinceras condolências a sua família.”

No total, o UB40 gravou 39 singles no top 40 do Reino Unido e 28 álbuns no top 40, com Astro cantando os vocais principais no hit Rat In Mi Kitchen, que alcançou a 12ª posição em 1987.

O grupo também fez sucesso em todo o mundo, inclusive nos Estados Unidos, onde Red Red Wine foi para o primeiro lugar, assim como outra capa, Can’t Help Falling in Love with You, que passou sete semanas em primeiro lugar em 1993.

A formação original jogou junto por três décadas antes de Ali Campbell sair em 2008.

Ali Campbell e Astro tocaram na Night of the Proms em Antuérpia, Bélgica em 2000

Em uma entrevista com o Guardian em maio , Astro falou sobre a banda se tornar a voz da insatisfação da classe trabalhadora com questões políticas e globais depois de formada em 1978.

Ele disse ao jornal que experimentou “a mesma trapalhada da maioria dos negros no final dos anos 70”, referindo-se a uma lei que permitia que pessoas fossem detidas e revistadas pela polícia se fossem consideradas suspeitas – o que Astro disse que era um “semanário ocorrência”.

“Achamos mais difícil escrever canções de amor do que letras militantes, porque era muito mais fácil escrever sobre coisas que você testemunhou ou leu. Parecia natural para nós”, acrescentou.

Após a notícia da morte de Astro, a BBC Radio West Midlands tocou a faixa do UB40 Sing Our Own Song como uma homenagem – com a apresentadora Natalie Graham chamando sua morte de “muito, muito triste”.

“Astro realmente foi um ser humano maravilhoso e incrível e obviamente o legado da música que ainda podemos desfrutar de nomes como o UB40 é algo muito, muito especial”, disse ela.

Em agosto, o membro fundador do UB40 e saxofonista Brian Travers morreu de câncer aos 62 anos.

BBC NEWS

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo