BahiaDESTAQUE

Morre aos 11 anos a menina Yasmin que lutava contra a leucemia

Em um comunicado no perfil do Instagram “Ajude Yasmin”, na manhã deste domingo (07), a família informou o falecimento da pequena Yasmin, de 11 anos. “Luto: nós perdemos uma verdadeira guerreira! Vai com Deus, guerreira! Sem palavras”, escreveu a família.

Yasmin Bastos Nunes, que tinha 11 anos e morava com os pais na cidade de Feira de Santana, lutava contra a leucemia linfoide aguda (LLA) há seis anos.

Para combater o tipo raro e agressivo de câncer a única alternativa de tratamento era a terapia Car-T Cell. Esse tratamento não está disponível no Brasil e tem um custo médio de R$ 3,5 milhões de reais, a ser realizado nos Estados Unidos.

A família buscava na justiça o direito do tratamento ser custeado pelo SUS. E enquanto as demoradas decisões não saíam, as campanhas feitas com a ajuda de familiares e amigos foram ganhando as redes sociais e envolvendo um número maior de pessoas.

Justiça

No dia 09 de setembro, a Justiça Federal determinou que a União providenciasse, no prazo de até 15 dias, um depósito no valor de R$ 1.914.535,77 para complementar o tratamento de Yasmin. No mês de outubro, a mãe da criança informou que a União recorreu para não pagar o tratamento via SUS.

Na última sexta-feira (5), a família da pequena Yasmin recebeu a informação que a União cumpriu a liminar e efetuou o depósito do dinheiro. Mas em comunicado nas redes sociais o pai e a mãe de Yasmin explicaram que, embora o depósito tenha sido feito, a decisão não era definitiva, podendo ser revogada e o dinheiro devolvido.

Ivan Cerqueira | Revista Recôncavo

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo