O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, declarou nesta segunda-feira (4) que a expectativa é que o desfile do 7 de setembro aconteça em clima de “tranquilidade” e “concórdia”. Dino ressaltou que o esquema de segurança estará reforçado.
Durante evento de lançamento do Programa de Ação na Segurança (PAS) e do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2), nesta segunda-feira, o ministro garantiu que ‘não há, até agora, nenhuma indicação objetiva de que o 7 de Setembro seja marcado por algum tipo de ataque’. Dino acrescentou que ‘infelizmente há, daqui, de acolá, cards na internet, e isso demanda um acompanhamento’. Apesar desta movimentação na internet, Flávio Dino reitera que o governo já se antecipou. “No que se refere à capital do país, demandei ao governo do Distrito Federal um cuidado especial. A governadora em exercício [Celina Leão] esteve conosco e nos demandou apoio da Força Nacional, e há mobilização própria das Forças Armadas”, afirmou o ministro.
Dino acrescentou que protestos pacíficos serão respeitados. “Pode haver alguém que eventualmente resolva protestar, e a gente frisa que a liberdade de expressão protege a manifestação pacífica. Se houver uma pessoa que proteste pacificamente, é claro que ela está no exercício regular do direito. Mas nós não vamos permitir que haja repetição dos terríveis atos de 8 de janeiro”, acrescentou, se referindo aos atos que destruíram as sedes dos Três Poderes, no início do ano.
(bahia.ba)