Ministério da Saúde assegura distribuição completa de vacinas em todo o país
Governo supera metas de distribuição e enfrenta desafios logísticos para garantir imunização nos municípios
O Ministério da Saúde garantiu que todos os estados brasileiros estão abastecidos com as vacinas do calendário básico, superando as metas de distribuição com mais de 643 milhões de doses entregues em 2023 e 2024. Mesmo com a escassez global, o abastecimento da vacina contra varicela foi normalizado com apoio de três fornecedores, prevendo estabilidade até o primeiro semestre de 2025.
Apesar disso, uma pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios indicou que 1.500 cidades relataram falta de vacinas, incluindo 746 municípios sem doses para imunização contra a covid-19. O ministério afirmou ter reforçado os estoques, distribuindo 3,7 milhões de doses entre outubro e dezembro de 2024, das quais 503 mil foram aplicadas.
A compra de vacinas contra a covid-19 passou a ser feita por pregão eletrônico, assegurando 69 milhões de doses para entrega gradual ao longo de dois anos, reduzindo desperdícios e ajustando a oferta à demanda regional.
O diretor do PNI, Eder Gatti, destacou os desafios logísticos na distribuição nacional, mas afirmou que todas as vacinas essenciais foram enviadas em dezembro, com estoques garantidos para os próximos seis meses de vacinas como meningite e coqueluche.
Por: Metro1