A Meta, controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou a suspensão de anúncios políticos e eleitorais no dia da eleição, 6 de outubro, e após o pleito, em cumprimento às regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão reforça a proibição de conteúdos impulsionados durante o período eleitoral.
Essa medida já estava em vigor em eleições anteriores, mas, neste ano, a Meta tomou a iniciativa de ampliar a suspensão por conta própria. A empresa declarou que caberá aos candidatos seguirem as diretrizes de não veiculação de anúncios durante o período.
A Justiça Eleitoral aprovou regras mais rígidas para 2024, impondo a responsabilidade sobre as plataformas de desativar os anúncios impulsionados nas datas estabelecidas. A nota da Meta esclareceu que a empresa irá cumprir as novas regras, suspendendo todos os anúncios relacionados a temas sociais, eleições ou política dois dias antes, no dia da votação e um dia após, em respeito ao período de silêncio eleitoral determinado pelo TSE.