Na noite desta quinta-feira (17), a líder quilombola e ex-secretária de Promoção da Igualdade Racial de Simões Filho (BA), Maria Bernadete Pacífico, foi assassinada no Quilombo Pitanga dos Palmares. Criminosos teriam entrado no quilombo, feito familiares reféns e executado Bernadete a tiros. Ela é mãe de Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, mais conhecido como Binho do Quilombo, assassinado há quase seis anos.
Denildo Rodrigues, da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), acredita que Bernadete foi assassinada pelo mesmo grupo responsável pela execução de Binho. Ele afirma que as lideranças das comunidades quilombolas e terreiros de Simões Filho são ameaçadas permanentemente por grupos ligados à especulação imobiliária.
A Conaq exige que o Estado brasileiro tome medidas imediatas para a proteção das lideranças do Quilombo de Pitanga de Palmares. O Quilombo Pitanga dos Palmares, liderado por Bernadete, é formado por cerca de 289 famílias e tem 854,2 hectares.
Uma comitiva liderada pelos ministérios da Igualdade Racial, Justiça e Direitos Humanos será enviada para realizar reuniões presenciais junto a órgãos do estado da Bahia e prestar atendimentos às vitimas e familiares. O Ministério da Igualdade Racial irá convocar reunião extraordinária do grupo de trabalho de enfrentamento ao racismo religioso.
O filho da quilombola assassinada afirmou em entrevista que foi “um crime de mando”. Bernadete Pacífico foi morta com vários tiros no rosto na noite desta quinta-feira (17). “Perdi minha mãe com 12 tiros de pistola no rosto […] Minha família está sendo perseguida. Em 19 de setembro de 2017, foi meu irmão. E ontem, minha mãe foi executada dentro de casa, com os três netos [na presença]. Eu quero saber o que minha mãe fez. É um crime de mando”, desabafou em entrevista à reportagem da TV Bahia.
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou que repudia o homicídio da liderança quilombola Bernadete Pacífico e iniciou as diligências e a perícia no local para identificar os autores do crime. Informações preliminares indicam que dois homens, usando capacetes, entraram no imóvel da vítima e efetuaram disparos com arma de fogo.
#RevistaRecôncavo