Igreja católica pode ganhar mais uma santa nascida na capital baiana
Madre Vitória da Encarnação pode se tornar a próxima santa de Salvador
A Serva de Deus Vitória da Encarnação está a caminho de se tornar mais uma santa nascida em Salvador pela Igreja Católica Apostólica Romana. A fase arquidiocesana do processo, iniciada em novembro de 2019 e retomada em abril deste ano, será concluída e apresentada na próxima quarta-feira (25), no Convento do Desterro, onde a religiosa viveu e faleceu com fama de santidade.
A Sessão Solene será conduzida pelo Cardeal Dom Sérgio da Rocha e pelo postulador da causa, frei Jociel Gomes, e contará com a participação de membros da Comissão Histórica e de fiéis que testemunham as graças e milagres atribuídos à intercessão da Serva de Deus. Com a conclusão dessa etapa, o Cardeal Dom Sérgio da Rocha encaminhará ao Dicastério para a Causa dos Santos, na Santa Sé, toda a documentação e testemunhos reunidos sobre Madre Vitória da Encarnação, que foram examinados por um tribunal designado para essa finalidade.
Madre Vitória da Encarnação nasceu em Salvador no dia 6 de março de 1661. Entre suas virtudes destacam-se o dom de sonhar com pessoas em necessidade e enviar ajuda, além de ser frequentemente procurada pelas irmãs do convento para encontrar objetos perdidos. Ela possuía habilidades de revelação e profecia, sendo capaz de localizar desaparecidos e prever acontecimentos futuros. Passava boa parte de suas noites em vigília diante do Santíssimo Sacramento, sendo chamada pelo arcebispo da Bahia, Dom Sebastião Monteiro da Vide, seu biógrafo, de “tocha acesa diante do sacrário”.
Por: bahia.ba