Embasa retira ligação clandestina de água em Cruz das Almas que tinha capacidade para abastecer mais de 260 casas por mês
O dono da propriedade não estava no local, mas será intimado em decorrência de um inquérito policial instaurado na Polícia Civil.
Na última semana, técnicos da Embasa retiraram uma ligação irregular de água que irrigava uma plantação na comunidade da Baixa da Linha, em Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano. O dono da propriedade não estava no local, mas será intimado em decorrência de um inquérito policial instaurado na Polícia Civil.
A tubulação improvisada e fraudulenta consumia mensalmente cerca de 2 milhões de litros de água, quantidade suficiente para o abastecimento de mais de 260 ligações domiciliares durante um mês. A prática de ligações ilícitas é considerada crime pelo Código Penal brasileiro (Art. 155, § 4º, II) e, além de provocar falta de água nas localidades, pode contaminar a água, devido ao manuseio inadequado da tubulação, e causar prejuízos financeiros para o sistema de abastecimento de água local.
A Embasa tem intensificado o combate ao furto de água em Cruz das Almas, ação que resultou na identificação de 782 ligações irregulares no município entre os meses de janeiro e novembro deste ano. Equipes da empresa atuam na localização e retirada de ligações irregulares, verificando também adulterações em hidrômetros, ligações clandestinas e outros tipos de fraude relativas ao abastecimento de água.
Embasa Facilita | Campanha de regularização de débitos
Até o dia 31 de dezembro, a Embasa oferece ao usuário a possibilidade de negociar seu débito, com descontos, por meio da campanha Embasa Facilita. O pagamento é facilitado através de parcelamentos e o restabelecimento da ligação de água acontece de imediato após a regularização da situação com a empresa. Além disso, há condições especiais também para a tarifa social. “Para o usuário que se encaixa nas condições dessa tarifa, há um valor diferenciado com descontos de mais de 50%”, afirma José Luiz Filho, gerente da Embasa em Cruz das Almas.
Somente em 2023 foram negociados R$ 877 mil entre débitos, sanções e multas em que mais de 90% dos casos contaram com a regularização da ligação de água. “A embasa tem negociadores que visitam os usuários inativos com débitos junto à empresa. Eles costumam oferecer descontos e facilidade nos pagamentos das dívidas ativas, regularizam as ligações e orientam os usuários sobre o consumo consciente, evitando desperdícios e novas tentativas de fraudes”, esclarece o gestor.