CachoeiraDESTAQUERecôncavo

Diocese emite nota sobre desabamento de teto de igreja tombada pelo Iphan em Cachoeira

Parte do teto da Igreja São João de Deus, patrimônio histórico tombado pelo Iphan em Cachoeira (BA), desabou neste domingo (23). A Diocese de Cruz das Almas emitiu nota lamentando o ocorrido e informando que já havia alertado sobre riscos estruturais em abri de 2024.

O desabamento ocorreu enquanto o templo estava fechado para visitação, há seis meses, devido a problemas na estrutura. A Defesa Civil confirmou que não houve vítimas e realizou uma vistoria no local na manhã desta segunda-feira (24), solicitando uma inspeção detalhada do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Em nota oficial, a Diocese de Cruz das Almas destacou que, em abril de 2024, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, por meio do administrador paroquial Padre Antonio Carlos Lucas da Trindade, notificou a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira — responsável pela igreja — sobre a necessidade de intervenções urgentes.

Na ocasião, as celebrações semanais foram suspensas, e recomendaram o fechamento total do espaço, além da retirada de imagens sacras para preservação. O documento foi encaminhado também ao Iphan, à Câmara de Vereadores e à Cúria Diocesana.

Dom Antonio Tourinho Neto, bispo diocesano, afirmou esperar que “os órgãos competentes tomem as providências necessárias para preservar este bem histórico e garantir a segurança das pessoas”. A Igreja São João de Deus integra o patrimônio cultural protegido pelo Iphan desde seu tombamento. Autoridades locais e federais devem avaliar os próximos passos para recuperação do espaço, que permanece interditado.

#RevistaRecôncavo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo