
O ex-jogador brasileiro Daniel Alves foi absolvido pela Justiça da Espanha da condenação por estupro, em decisão unânime do Tribunal Superior da Catalunha, nesta sexta-feira (28). A sentença anterior, que o condenava a 4 anos e 6 meses de prisão, foi anulada após os juízes identificarem “imprecisões” e “falta de fiabilidade do depoimento” da vítima.
Alves, que estava em liberdade provisória desde março de 2024, após pagar fiança de 1 milhão de euros, agora está totalmente livre de acusações na Justiça espanhola. A decisão do tribunal também negou os recursos da Promotoria de Barcelona, que pedia aumento da pena para 9 anos, e da acusação particular, que solicitava 12 anos de prisão.
A vítima, uma jovem que acusou Alves de estupro em uma discoteca de Barcelona em 2022, ainda não se pronunciou sobre a decisão. Os advogados da defesa de Alves comemoraram a absolvição, enquanto a Promotoria de Barcelona ainda avalia se recorrerá da decisão.
Com a absolvição, Daniel Alves encerra um capítulo conturbado em sua carreira e vida pessoal, após mais de um ano de prisão e julgamento. O caso gerou grande repercussão na Espanha e no Brasil, com debates sobre violência sexual e justiça.
#RevistaRecôncavo