Nesta sexta-feira (24), o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou a empresa Fundação Cesgranrio como responsável pela aplicação das provas do “Enem dos concursos”, a seleção unificada que vai preencher 6,6 mil vagas em órgãos do governo federal e será realizada simultaneamente em 180 cidades.
Conforme o cronograma inicial do ministério, o edital do concurso deve ser publicado em 20 de dezembro e as provas devem ocorrer de forma simultânea até março de 2024.
Agora, a Fundação Cesgranrio deverá divulgar o edital com requisitos, vagas, salários, conteúdo programático, formas de inscrição, critérios de seleção, data e local das provas. A assinatura do contrato entre a Fundação Cesgranrio e o MGI deve ser realizada até o fim de novembro.
Para a escolha da banca, a pasta informou que realizou um Estudo Técnico Preliminar (ETR), que estabeleceu os requisitos para a escolha das empresas. Das 12 instituições que já fizeram seleções para o governo, 5 apresentaram propostas e, desse conjunto, 3 atendiam a todas as condições.
A pasta selecionou a fundação, que ofereceu a proposta mais vantajosa para a administração pública, com o valor mais baixo, e recebeu aval com o parecer jurídico final da Advocacia Geral da União, segundo o MGI.
Ao todo, 21 órgãos e entidades federais aderiram ao concurso unificado. O total de vagas sendo ofertadas é de 6.640, em cargos de engenheiro, arquiteto, economista, psicólogo, entre outros. Com a prova unificada, os candidatos vão poder concorrer a várias vagas em diferentes órgãos, pagando uma única taxa de inscrição.
G1.