DESTAQUERecôncavo

Cerca de 200 famílias foram afetadas pela chuva em Cachoeira e São Félix

A Defesa Civil de Cachoeira registrou mais de 100 ocorrências no município, entre alagamentos, desabamentos e deslizamentos. Os números ainda estão em atualização e podem aumentar. De acordo com dados meteorológicos, na última quinta-feira (1°) choveu 60mm em apenas 30 minutos.

Segundo informações do coordenador da Defesa Civil de Cachoeira, Pedro Erivaldo, 95% dos registros foram de alagamentos. A prefeitura decretou estado de emergência na quinta após o temporal causar estragos na região.

A Escola Municipal Edwaldo Brandão Correia, foi colocada à disposição pela prefeitura para acolher desabrigados e desalojados. Porém muitas famílias resistem em deixar suas moradias, mesmo em situação de vulnerabilidade.

São Félix

Em São Félix, a prefeitura decretou Situação de Emergência nesta sexta-feira (2). O prefeito do município, Alex Brito, conta que já são 28 ocorrências registradas pela Defesa Civil sendo, em sua maioria, casos de deslizamento de terra nas encostas. “A cidade é rodeada de morro, com a chuva, a água desce acabando com tudo”, explica.

A cidade está com casas danificadas, calçamentos destruídos, deslizamento de terra, corrimãos de acesso às áreas mais íngremes danificados pela força da água e linha do trem interditada. Equipes de limpeza e obras da prefeitura estão trabalhando na limpeza de vias públicas, como a BA 502, desentupindo bueiros e colocando lonas nas áreas de deslizamento.

A Secretaria de Assistência Social está cadastrando famílias impactadas e orientando as mesmas a procurarem abrigos. O gestor municipal diz que a prefeitura está alugando casas para quem está desabrigado. A Prefeitura pede a toda população, especialmente quem mora em áreas de risco, que fique em alerta, pois as chuvas continuam e é necessário se proteger.

Segundo o boletim divulgado nesta sexta-feira pela gestão municipal, as ocorrências foram: casas invadidas pela água e lama; casas interditadas por risco de desmoronamento; perda de móveis e eletrodomésticos. Não houve feridos ou óbitos. Nove desalojados e 110 afetados de alguma forma.

#RevistaRecôncavo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo