BahiaDESTAQUE

Carnaval: vocalista do Olodum dá voz a protesto contra privatização de áreas verdes em Salvador; assista

O cantor Lucas di Fiori, vocalista da banda Olodum, deu voz ao protesto contra a privatização de áreas verdes na cidade de Salvador, um projeto aprovado pela Câmara Municipal e enviado pela prefeitura. O protesto ocorreu durante a passagem do Olodum no circuito Dodô (Barra-Ondina) na tarde de domingo, 11.

“Prefeito, não privatize esta área verde”, diz o texto da faixa fixada na área verde do Morro do Ipiranga, na Barra, lido por Lucas. “Não pode privatizar! Não pode. Vamos preservar a área verde. Preservação ambiental sempre”, reforçou o cantor.

O projeto, aprovado na última sessão de 2023 e sancionado pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil), permitiu à prefeitura alienar, trocar, vender e até doar quarenta terrenos públicos. Isso provocou a reação de moradores e entidades da sociedade civil preocupados com a preservação ambiental no município. O projeto ameaça 17 áreas verdes da capital baiana, totalizando uma extensão de 111.841 m².

A maior extensão de área verde que a administração planeja alienar está localizada em Stella Maris, totalizando 33.942,29 m². Também está prevista a comercialização de uma área verde de 29.410 m² em Porto Seco Pirajá. Na região nobre da cidade, na Barra, a administração de Salvador planeja alienar duas parcelas de terra, totalizando 5.800 m².

A flexibilização crescente do uso do solo colocou ACM Neto na mira. Vereadores de oposição afirmam que a Câmara e a prefeitura estão agindo para atender aos interesses do ex-prefeito (2013 a 2020) e padrinho de Bruno Reis. O político seria um dos beneficiários do projeto, em grupo com outros empresários.

Moradores de diversos bairros preferem se organizar para defender as áreas públicas verdes. Um exemplo é o do Morro Ipiranga, onde um terreno de frente para o mar foi desafetado. A comunidade tenta impedir a verticalização desenfreada na orla, como vem ocorrendo em Stella Maris e pode ocorrer na Praia do Buracão, no Rio Vermelho, ameaçada de ficar na sombra com a construção de dois edifícios na faixa de areia.

MOBILIZAÇÃO - Praia do Buracão: sombra na areia preocupa a comunidade (@sos.buracao/Instagram)

Recentemente, a empresária Flora Gil, esposa do cantor Gilberto Gil, expressou sua preocupação nas redes sociais. “Pedindo a Deus e à prefeitura que conserve a Mata Atlântica da cidade do Salvador”, postou. “Os lucros são muito grandes, mas ninguém quer abrir mão”, comentou Gilberto Gil na publicação, repetindo um dos versos da canção ‘Nos Barracos da Cidade’.

Dona de uma das maiores orlas do país, com 105 quilômetros de extensão, a cidade vem experimentando uma mudança drástica em sua paisagem. Os movimentos tentam evitar o que é visto em Balneário Camboriú (SC), onde a construção de espigões encobre o sol na areia e afeta até a circulação de ar na cidade.

#RevistaRecôncavo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo