Esportes

Baiano estreia com vitória no boxe, avança para quartas e pode garantir o bronze

Candidato à medalha no peso-pesado, brasileiro bate britânico Patrick James Brown por pontos nas oitavas de final e fica a uma vitória do pódio olímpico

O Brasil estreou no boxe em Paris 2024 com o pé direito neste domingo. O baiano Keno Marley, sexto cabeça de chave no peso-pesado (até 92kg), venceu o britânico Patrick James Brown por pontos (4-1) em sua primeira luta na Arena Paris Norte, válida pelas oitavas de final, e garantiu vaga nas quartas de final. Caso vença sua próxima luta, já garante uma medalha, já que os dois perdedores das semifinais levam o bronze – não há disputa de terceiro lugar no boxe.

Vice-campeão mundial em 2021 e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2018, Keno era o favorito no combate. Ele logo mostrou por quê. Começou usando bastante a esquerda para golpear o britânico, seja com o jab quanto com cruzados curtos. Brown acertou alguns jabs e diretos, mas o brasileiro tinha maior volume e contundência. Marley teve a melhor combinação do round inicial, com jab no corpo, direto de direita e cruzado por cima. O baiano também acertou bons cruzados no contragolpe, e venceu o primeiro round na pontuação de todos os juízes.

Marley voltou ainda mais confiante no segundo round, soltando jabs e cruzados e ocasionalmente baixando a guarda para caminhar pelo ringue. Um cruzadaço de direita machucou Brown. O britânico tentou apertar o ritmo, mas o brasileiro deu show de esquiva enquanto contragolpeava com uppers e cruzados. Com o decorrer do round, Keno ia ganhando cada vez mais confiança. Brown chegou a tropeçar para trás e foi aparado pelas cordas. Quatro dos cinco juízes deram vitória para o brasileiro.

Brown foi para cima no início do terceiro e último assalto. Keno se fechou, mas sofreu alguns cruzados do britânico. PJ levou o brasileiro para as cordas e acertou duros jabs e diretos. Marley tratou de se proteger e esquivar no minuto final, por vezes provocando o adversário. Brown ainda passou raspando com um cruzado de esquerda no soar do gongo. A vitória no assalto foi unânime do britânico, mas na soma dos cartões de pontuação dos cinco juízes, Keno saiu vencedor em quatro, garantindo assim a classificação.

– Foi uma estreia importante para mim. Lutei contra um atleta da Grã-Bretanha, que é um atleta que eu já conhecia. Mas, se for olhar, em Tóquio, foi o país que me tirou da medalha. Hoje foi um dia atípico, onde vários nomes, que tinham certo favoritismo, também foram eliminados. Eu tive de carregar essa primeira luta do time brasileiro de boxe aqui em Paris e saí com a vitória. Isso é importante para todo o grupo, que vê o Brasil erguendo os braços numa estreia – comentou Keno após a luta.

Conteúdo: GE

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo