A Bahia recebeu nesta sexta-feira (20), o maior quantitativo de doses enviadas em um único dia: foram 362.700 da Pfizer e 351.300 da CoronaVac, totalizando 714 mil.
Apesar do montante, o Governo do Estado informa que ainda há uma defasagem de cerca de 1 milhão de doses, que deveriam ter sido enviadas pelo Ministério da Saúde para a Bahia.
CRITÉRIO DE DESTRUIÇÃO
A distribuição dessas vacinas seguirá o critério definido em reunião da Comissão Intergestores Bipartite, realizada na quinta-feira (19).
“Do total, 80% serão destinadas conforme critério populacional e 20% como fator de correção para aqueles municípios que ainda não conseguiram chegar à faixa abaixo dos 25 anos”, informou a diretora da vigilância epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro.
“A ideia é que todos os municípios possam avançar ainda mais com a cobertura vacinal de forma equitativa na faixa etária”, explica.
Conforme levantamento da coordenação estadual de imunização, até esta quinta-feira (19), 139 municípios ainda não tinham alcançado a vacinação de pessoas menores de 25 anos, enquanto que outros 128 já estavam imunizando as pessoas com 18 anos ou mais.
Márcia São Pedro ainda aponta que o Ministério da Saúde já autorizou a utilização da vacina Pfizer/BioNTech para o público de 12 a 17 anos com comorbidades.
Outra definição acordada na reunião da CIB é que os municípios que já estão concluindo a cobertura vacinal, e não necessitam de mais doses, façam a devolução dos imunizantes para que haja o remanejamento para os municípios em condição inversa.
VACINAÇÃO
A Bahia ultrapassou 70% da população vacinada contra a Covid-19 com a primeira dose ou com o imunizante de dose única. A marca foi alcançada na quarta-feira (18).
Ao todo, até às 12h de quinta-feira, 7.912.326 baianos com 18 anos ou mais já haviam, ao menos, iniciado o esquema vacinal. O que representa 71,3% da população desta faixa etária, estimada em 11.087.169 de pessoas.
Ivan Cerqueira | Revista Recôncavo