DESTAQUEPolítica

“A Batalha dos 300”: quantos prefeitos apoiam Jerônimo, Neto e Roma? confira

Um relatório, denominado de “A Batalha dos 300”, detalhou como andam os apoios dos gestores municipais aos candidatos ao governo da Bahia. O estudo feito pelos professores Cláudio André (Unilab) e Raquel Carvalho (UCSAL) abrangeu os 417 municípios baianos.

Segundo os professores, uma análise minuciosa das redes sociais, perfis dos prefeitos, prefeituras e matérias em sites, blogs e jornais foi realizada buscando identificar os apoios declarados.

A pesquisa foi encerrada no dia 05/08/2022, após o final da convenção que oficializou o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), como candidato ao governo. De acordo com os autores, o apoio dos prefeitos ocorre dentro de uma dinâmica política efervescente que deixa espaço para “mudanças de lado”, algo que pode ser comparado futuramente com o levantamento atual.

O estudo aponta o candidato Jerônimo Rodrigues (PT) na 1ª colocação, tendo o apoio de 272 prefeitos do estado (65% do total). ACM Neto (UB), aparece com o apoio de 114 gestores (27%), seguido por João Roma (PL), que conta com oito prefeitos em sua base. Outros 23 gestores declararam-se indefinidos.

Foto: reprodução/ A “BATALHA DOS 300”: O
APOIO DOS PREFEITOS NAS
ELEIÇÕES DA BAHIA (2022)

No campo partidário, o petista manteve os partidos PSD (88), PP (55) e PT (33) como sendo os maiores apoiadores. Mesmo com a ida do PP para a base de ACM Neto. O ex-prefeito de Salvador, por sua vez, tem em sua maioria as legendas União Brasil (37), PP (29) e PSD (15). João Roma conta com três prefeitos do União Brasil e outros 2 do PSC.

Foto: reprodução/ A “BATALHA DOS 300”: O
APOIO DOS PREFEITOS NAS
ELEIÇÕES DA BAHIA (2022)

Com relação aos territórios de identidade, o candidato ACM Neto só leva vantagem na Região Metropolitana  de Salvador (RMS) e no Piemonte Norte do Itapicuru. 

Foto: reprodução/ A “BATALHA DOS 300”: O
APOIO DOS PREFEITOS NAS
ELEIÇÕES DA BAHIA (2022)

Sobre os autores

Cláudio André de Souza é Mestre e Doutor em Ciências Sociais (UFBA). Professor Adjunto de Ciência Política da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro -Brasileira (UNILAB), Membro do Grupo de Pesquisa em Legislativo, Eleições e Democracia (LED). Professor do Programa de Pós -Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Filiado à Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) .

Raquel Carvalho é Graduada em Psicologia (UFBA) e Doutora em Ciências Sociais (UFBA). Coordenadora da Pós -Graduação Lato Sensu em Assessoria Política e Governo da Universidade Católica do Salvador (UCSAL).  

Relatório Pesquisa Prefeitos Baianos (UNILAB UCSAL)

#RevistaRecôncavo | Ivan Cerqueira

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo