Aeroporto de São Paulo inaugura lanchonete robotizada; local funciona sem funcionários
O Aeroporto Internacional de Cumbica, em São Paulo, inaugurou um restaurante de fast-food robotizado, que funciona inteiramente sem funcionários. A lanchonete foi denominada de Bionicook.
As pessoas podem escolher o lanche, pagar e comer no restaurante robotizado sem interação humana. O cliente faz o pedido em um tablet e também o pagamento, que pode ser feito por cartão de crédito ou débito. Em seguinda, o lanche sairá em cerca de três minutos em um dos quatro totens disponíveis.
Segundo a CNN Brasil, o menu da lanchonete tem 18 opções de lanches e 15 tipos de bebidas. Além disso, a cozinha do restaurante também é chefiada por robôs. “É um fast food ao estilo ‘take away’, recebidos embalados e congelados de fábrica”, diz Fabio Rezler, CEO da Bionicook.
“Já vivemos a robótica no nosso dia a dia, muitas vezes sem ver ou perceber. Agora, com a pandemia da Covid-19, é fundamental que estejamos mais atentos a isto. Além do mais, equipamentos robóticos nos trazem mais segurança no campo de trabalho”, completa.
Rezler disse ainda que o futuro com lanchonetes robotizadas não afetará o mercado de trabalho: “os robôs têm o objetivo de fazer os trabalhos mais repetitivos e perigosos. A célula robotizada no fast food traz um novo conceito que, na outra ponta, gera outras tarefas que só podem ser executadas por pessoas, como a fabricação dos lanches congelados, assistência técnica, reabastecimento, higienização da máquina, suporte 24 horas e logística, por exemplo”, explica o CEO da Bionicook à CNN.
O restaurante está localizado no terminal 2, check-in D, do Aeroporto Internacional de Guarulhos.