Cinco PMs estão entre suspeitos de ataque a assentamento em Catu de Abrantes; policiais foram encaminhados para Corregedoria-Geral
Cinco policiais militares estão entre os envolvidos em um ataque que aconteceu em um assentamento em Catu de Abrantes, Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, na madrugada deste sábado (20). A informação foi confirmada pela própria PM.
Segundo a polícia, o caso aconteceu por volta de 1h15, nas imediações do Sítio Tererê. Vários carros com 22 pessoas armadas e encapuzadas, entre elas cinco policiais militares, invadiram o sítio e começaram a atirar. Moradores acionaram uma equipe da 59ª Companhia Independente da PM (CIPM/Vila de Abrantes) e informaram que um grupo havia derrubado imóveis, ateado fogo em utensílios domésticos e teria deixado o local pela Via Metropolitana.
Ainda de acordo com a PM, logo em seguida a viatura que foi ao local começou a fazer rondas e encontraram um trator e alguns veículos de passeio em comboio, próximo à Praça de Pedágio, sentido Simões Filho. Eles foram abordados “com busca pessoal em todos os implicados na ocorrência, entre eles cinco policiais militares”.
Os envolvidos foram levados à 27ª Delegacia (Itinga) e apresentados. Com eles, foram apreendidos os veículos e materiais. Em seguida, os PMs foram encaminhados para Corregedoria-Geral da Polícia Militar e, segundo a autarquia, haverá “adoção das medidas cabíveis”.
A Polícia Civil, que investiga o caso, informou que os 22 suspeitos foram autuados em flagrante e acrescentou que são investigados os crimes de incêndio em casa habitada ou destinada a habitação; esbulho possessório com uso de violência; roubo com aumento de pena pelo concurso de pessoas; e associação criminosa. Não necessariamente as 22 pessoas responderão por todos os crimes.
A polícia acrescentou ainda que, “a princípio, todos os autuados responderão a inquérito policial. As investigações terão continuidade para o esclarecimento das autorias e dos crimes”.
Entenda o caso – Homens invadem assentamento e derrubam casas com trator em Camaçari
Casas dentro um assentamento na Fazenda Tererê, na região de Catu de Abrantes, foram destruídas por um trator na madrugada deste sábado (20). Homens encapuzados expulsaram os moradores da localidade e derrubaram os barracos.
Em entrevista à TV Bahia, um dos moradores contou o pânico que viveu. “Eu estava dormindo, por volta de 1h30, quando chegaram de quatro a cinco carros e vi eles gritando: ‘Corre, a bruxa chegou! Corre'”. Primeiro derrubou o barraco do colega. Aí de lá para cá vieram derrubando os barracos”, contou.
Moradores contam que há especulação imobiliária para a construçõa de um condomínio de luxo na região. Os suspeitos de participar da ação também queimaram bens.
“Eles entraram nas casas e, quando a gente evadiu, eles saíram saqueando tudo. No caminho, quando eles se depararam com a viatura, saíram dispensando alguns móveis da gente. Foi uma agonia arretada, tocaram fogo nas casas e a gente correu para o mato”, disse um outro morador.
Três suspeitos foram presos por policiais militares e levados para a 26ª Delegacia Territorial (DT/Abrantes). O trator também foi levado para a unidade policial. Após o registro da ocorrência, os envolvidos foram encaminhados à 27ª Delegacia Territorial (DT/Itinga).
Conteúdo: Correio24horas
Editado: Ivan Cerqueira | Revista Recôncavo