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WhatsApp, Facebook e Instagram apresentam instabilidade; sobram memes no Twitter

Os aplicativos WhatsApp, Facebook e Instagram apresentaram instabilidade no começo da tarde desta segunda-feira (4). Internautas em todo o mundo estão relatando dificuldade pra acessar os serviços que pertencem ao Facebook.

Às 13h10, o site Downdetector, que monitora reclamações sobre serviços da internet, registrava cerca de 40 mil queixas sobre o aplicativo de mensagens. Para o Instagram, eram cerca de 10 mil e, para o Facebook, 5 mil.

O termo WhatsApp se tornou o primeiro nos Trending Topics do Twitter no Brasil por volta das 12h50. Cerca de meia hora depois, o concorrente Telegram, que segue no ar, passou a ser o segundo mais comentado.

Ao g1, o Facebook informou que está investigando o motivo dessa instabilidade. No Twitter, os perfis do Facebook e do WhatsApp postaram: “Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização assim que possível”.

E o Instagram tuitou: “O Instagram e amigos estão tendo um momento complicado agora e talvez você esteja com problemas para usá-los. Conte com a gente, estamos em cima disso”.

A instabilidade também rendeu memes e reações no Twitter. Internautas brincam com as divertidas situações: fofoca interrompida no meio do dia? Tem sim. Volta à idade média? Lembrar que Twitter e Telegram existem? Também.

O que se sabe sobre o problema

WhatsApp, Facebook e Instagram ficaram fora do ar na tarde desta segunda-feira (4). Internautas em todo o mundo relataram dificuldade para acessar os três serviços – todos eles pertencem ao Facebook.

A empresa assumiu que o problema foi global e afirmou que ainda investiga o que causou a falha. Por volta das 18h35, mais de 6 horas após o início da pane, Facebook, Instagram e WhatsApp começaram a abrir novamente para alguns usuários.

A principal hipótese para a falha é de que tenha acontecido um erro de DNS, que é como um GPS ou “agenda de contatos” responsável por levar os internautas às páginas.

Mesmo antes de Mark Zuckerberg, o primeiro executivo da empresa a se pronunciar foi Mike Schroepfer, diretor de tecnologia do Facebook.

“Nossas sinceras desculpas a todos os afetados pela interrupção dos serviços do Facebook neste momento. Estamos passando por problemas em nossas redes e nossos times estão trabalhando para resolver essa situação o mais rápido possível”, disse.

(Matéria editada: Ivan Cerqueira | Revista Recôncavo)

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