Cruz das Almas: cinco falsos médicos já atenderam no município; entre denúncias e informações da Prefeitura e CPI
A Prefeitura de Cruz das Almas divulgou nesta quarta-feira (15), a informação de que mais dois médicos tiveram seus registros profissionais utilizados por falsários, em atendimentos nas unidades de Saúde de Cruz das Almas.
De acordo com a nota da Prefeitura, aumenta para cinco o número de suspeitos falsos médicos, que vinham atuando no município desde o ano de 2020.
“Desde a primeira denúncia de uma suposta médica falsa atuando no município, a Secretaria Municipal de Saúde montou uma força-tarefa para verificar minuciosamente a identidade de todos os médicos que passaram pela Unidade Covid-19 e UPA desde o ano 2020. Até o momento, a equipe da Secretaria conseguiu identificar cinco casos no total, desses, três atendiam nas Unidades desde 2020”, informou.
Em matéria divulgada na terça-feira (14), pelo Jornal Correio 24h, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) disse que ainda não tinha recebido denúncia de um terceiro caso. Somente dois estão sendo investigados, o de Diego VillaLobos e da suposta médica que teria usado o CRM de Alana Maria Sena Ferreira. Ambos denunciados pela CPI.
Na mesma matéria, a Polícia Civil informou que, no dia 2 de setembro, foi acrescentado ao inquérito policial um terceiro caso no município de Cruz das Almas. O inquérito foi instaurado no dia 27 de agosto e apura os crimes de falsidade ideológica e uso de documento falso.
“A Delegacia Territorial tem realizado oitivas e outras diligências investigativas para chegar à responsabilidade criminal, tendo avançado significantemente nas apurações ao longo dos últimos dias. Mais detalhes não estão sendo divulgados para não atrapalhar as investigações”, comunicou a Polícia.
A Câmara Municipal de Vereadores recriminou a atitude da prefeitura em não notificar o fato. “Comprova que a atual gestão da Prefeitura não quer colaborar com a população, porque a CPI solicitou documentos e informações e a gestão da Secretaria Municipal de Saúde não respondeu e não entregou os documentos, só se manifestou depois que colocamos a público a situação”, critica o órgão.
Leia a nota da Prefeitura
Aumenta para cinco o número de suspeitos de falsos médicos, que vinham atuando em Cruz das Almas desde 2020
Desde a primeira denúncia de uma suposta médica falsa atuando no município, a Secretaria Municipal de Saúde montou uma força-tarefa para verificar minuciosamente a identidade de todos os médicos que passaram pela Unidade Covid-19 e UPA desde o ano 2020. Até o momento a equipe da Secretaria conseguiu identificar cinco casos no total, desses, três atendiam nas Unidades desde 2020.
Além das médicas Alana Ferreira e Nara Djane, e do médico Diego Araújo Paternostro, que tiveram seus registros profissionais utilizados por falsos médicos, a Secretaria identificou nesta quarta-feira (15), mais dois casos: dos médicos Cristiano Andrade Rocha e Bruno Almeida B. Machado, em que também foi constatado que eles nunca passaram pelas Unidades de Cruz das Almas, mas no entanto, constam registros com nome e CRM deles.
Diante da gravidade da situação, onde tudo aponta para uma quadrilha que vinha atuando desde o ano passado, em Cruz das Almas e municípios da região, pois em pelo menos um dos casos, já se tem a informação de que o falso médico atuou nas cidades de São Gonçalo dos Campos, Santo Antônio de Jesus, Muritiba, Nilo Peçanha, Ubaíra, Amargosa, Laje e Jequiriçá, a Secretaria de Saúde já noticiou a atuação irregular dos “médicos” à Polícia Civil, a Polícia Federal, ao Ministério Público Estadual e Federal, para que procedam as investigações.
Prezando pela segurança e a qualidade dos serviços de Saúde oferecidos à população a Secretaria de Saúde já adotou medidas rigorosas para admissão de qualquer profissional médico em suas Unidades de Saúde.
Secretaria Municipal de Saúde
Ascom – Prefeitura de Cruz das Almas
Ivan Cerqueira | Revista Recôncavo