Cruz das Almas: mais um atestado de óbito é assinado por falso médico
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga rasuras de Cartão de vacina e troca de vacinas e um óbito ocorrido dia 05 de abril de 2021 no P.A Covid, sob suspeita de indícios de erro médico, apontou que o atestado médico do paciente Ronaldo Conceição Teles foi assinado por uma falsa médica, que atuou no município.
Nesta segunda-feira (13), a comissão divulgou para a imprensa que um outro óbito, ocorrido no dia 29 de março de 2021, também foi assinado por um falso médico. A paciente, que não teve o nome divulgado, foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA24H) do município.
De acordo com informações dos membros da Comissão, no atestado consta a assinatura do médico Dr. Diego Araújo Paternostro, CRM 28.346. Em contato telefônico o médico informou à CPI que nunca trabalhou em Cruz das Almas.
Em entrevista ao repórter Diego Azevedo, do site Revista Recôncavo, o presidente da CPI, o vereador Paulinho Policial, informou que não há ainda questionamento se nesse novo caso houve um erro médico. No entanto, o agravante está na assinatura falsa no atestado de óbito.
“A gente já identificou o verdadeiro médico, mantivemos contato por telefone, através da assessoria jurídica, ele (Dr. Diego Araújo Paternostro) disse que nunca pisou em Cruz das Almas. E a gente identificou também o falso”, informou o vereador Paulinho.
Falso médico identificado
Segundo os parlamentares, a Comissão conseguiu fotos dos dois médicos envolvidos no episódio: o médico Dr. Diego Araújo Paternostro CRM 28.346, que a assinatura aparece no atestado; e do falso médico que teria atendido a paciente e assinado de fato o documento.
As fotos foram apresentadas aos familiares da paciente, que apontaram Diego Villa Lobos como a pessoa que teria realizado o atendimento naquele dia. “A gente mostrou os dois (fotos) à família e a família apontou o falso como quem tinha atendido o seu familiar”, completou Paulinho.
Na entrevista, que contou também com a presença do relator da CPI, o vereador Pedro Melo, fomos informados que todos os levantamentos feitos pela Comissão Parlamentar de Inquérito serão encaminhados para o Ministério Público.
- Cruz das Almas: atestado de óbito tem assinatura e CREMEB de médica que afirma desconhecer o município
- Cruz das Almas: médica citada em CPI, por “assinar atestado de óbito”, registra boletim na delegacia de Juazeiro; ela diz ser vítima de falsidade ideológica
- Prefeitura de Cruz das Almas emite nota sobre atuação de suposta falsa médica na cidade em 2020
Diante de todos esses fatos divulgados recentemente pela CPI e também pela Prefeitura Municipal, que em nota informou haver registro de atendimento de falso médico em 2020, questionamos sobre como a população poderá se sentir segura ao procurar atendimento médico aqui no município.
“Nós pedimos que a população tenha calma, confie na Saúde Pública, no SUS. O SUS é uma instituição muito importante. Acredito que essa situação, a partir do que a CPI investigou, vai parar de acontecer no nosso município. E a informação que nós temos é que já está se mudando a forma de se contratar da prefeitura. Nós também estamos apresentando ao Ministério Público tudo que a CPI apurou, para que a população se sinta tranquila”, disse o relator, vereador Pedro Melo.
Segundo os parlamentares, a nova reunião da Comissão será nesta quinta-feira (16), às 10h30, na Câmara Municipal de Vereadores, com transmissão ao vivo através das redes sociais da Casa Legislativa. Entramos também em contato com a Prefeitura de Cruz das Almas, através da assessoria de comunicação, para garantir o direito de resposta do município.
Ver essa foto no Instagram
Ivan Cerqueira | Revista Recôncavo